Férias no Atacama

IMG_7648_2_1024Deserto vivo. Muito mais que areias, o Atacama, no norte do Chile, surpreende com seus vulcões, salares, piscinas naturais quentinhas, gêiseres, dunas e formações geológicas que lembram outros planetas. Viajar com a família para conhecer tudo isso terá sabor de aventura e será inesquecível. Na foto acima, Salar de Atacama.
Primeira dica: escolher um hotel em San Pedro de Atacama que tenha conforto e esquema de passeios com guias bem preparados. Essa cidadezinha é a base para as principais atrações e fica em um oásis a 2.400 metros de altitude e 100 quilômetros do aeroporto de Calama, onde se desembarca. Não se preocupe com a altitude: os hotéis têm o cuidado de sugerir a aclimatação, ou seja, programas nos primeiros dias a lugares que estejam na mesma altitude de San Pedro, para deixar que o corpo se acostume, e posteriormente, a pontos mais elevados da região, como as Termas de Puritama (3.500 m) e os Gêiseres del Tatio (a 4.200 m). Se estiver com crianças pequenas, o ideal será escolher passeios de meio dia (e checar antes com os guias se os kids aguentam os percursos ou se será preciso adaptar), para voltar ao hotel e almoçar e descansar antes do próximo. Abaixo, caminhada no Vale da Lua.
IMG_4388_1024
Top 5 passeios family friendly

Vale da Lua: caminhada para observar as formações com sal.
Vale da Morte: caminhada e descida de dunas, com emoção (foto abaixo).
IMG_4288_1024
Termas de Puritama: caminhada e imersão em águas quentinhas. Também se pode optar por ir direto de van.
IMG_7746_1024
Salar de Atacama: passeio de van, com contemplação no pôr-do-sol. Observação de flamingos cor-de-rosa na Laguna Chaxa. No caminho, parada no pueblo de Toconao, para ver como vivem as famílias locais, baseadas no artesanato com lã de ovelha e lhama e na agricultura. Algumas têm lhamas no quintal da casa, para alegria dos pequenos, que podem alimentá-las.
Cavalgada para a Cordilheira do Sal: programa de duas horas, com visual maravilhoso do deserto e das montanhas. Outro ótimo passeio a cavalo é por San Pedro e os ayllus (comunidades) locais.
IMG_7874_1024
Piscina e mercado: entre um passeio e outro, será delicioso ficar na beira da piscina no hotel (no inverno, porém, é frio para entrar), simplesmente admirar a paisagem, com os vulcões (Colorado, Saire Cabur, Puriques, Láscar e Licancabur, o mais imponente, com quase 6 mil m) majestosos emoldurando o cenário, ou dar uma volta na cidade. San Pedro abriga uma igrejinha e o Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige, com 3 mil peças, entre tumbas e objetos domésticos, que desvendam um passado de 11 mil anos.
IMG_7430_1024
Há também o mercado de artesanato, com lembranças de lhamas em miniatura, tapetes e outros itens com lã de ovelha, lhama e vicunha, e diversas lojinhas, incluindo uma pequena loja da North Face, para quem esqueceu alguma coisa.

Como chegar
Voo para Calama com conexão em Santiago (2h de duração a partir da capital chilena). Ideal será chegar para o almoço em San Pedro e, portanto, dormir uma noite na capital do Chile na ida. De Calama, são 100 quilômetros até o vilarejo (traslado providenciado pelos hotéis e incluído no pacote).
Onde ficar
IMG_7768_2_1024

Hotel explora (foto acima): pioneiro no Atacama, tem conforto na dose certa, serviço impecável e guias extremamente bem preparados que sabem tudo sobre geologia, a geografia local, flora, fauna, etc. À mesa, receitas típicas e pratos elaborados com ingredientes locais. IMG_7537_2_1024Tudo está incluído na diária, até os vinhos, e o clima é de fazenda, com cocheira e cavalos próprios. Para os pequenos turistas, a equipe da cozinha sugere opções de prato. Na chegada, uma palestra informal dará uma ideia do que esperar neste deserto. Toda tarde, a escolha dos passeios para o dia seguinte – a pé, de bike ou a cavalo. À noite, vale a pena marcar a visita ao observatório, onde, com um telescópio, a família poderá ver as estrelas e os planetas e aprender sobre o universo.
Tierra Atacama: outra ótima opção, nos mesmos moldes (com tudo incluído na diária, até passeios e bebidas).
IMG_7891Criado pela família Purcell, a mesma da estação de esqui Portillo, o hotel boutique tem arquitetura contemporânea e atmosfera cool. Um charmoso spa inclui piscina interna aquecida para o relax depois das atividades. IMG_7952_1024Da piscina externa, visual maravilhoso para os vulcões. O Tierra também tem ótimos guias que te levam com conforto para os passeios (a pé, de bike ou a cavalo, escolhidos na chegada) e menu kids. Em período de lua cheia, vale a pena fazer a caminhada noturna no Vale da Lua ou Vale da Morte.
Na mala: importante se vestir em camadas e levar roupas adequadas para as crianças. Não podem faltar luvas, gorro, fleece, underwear térmico, calça de trekking, tênis de trekking e casaco esportivo. Em São Paulo, a Decathlon é uma boa opção para o shopping pré-viagem. Santiago também tem boas lojas de esportes nos principais shoppings, como o Parque Arauco e o Costanera Center.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s